Um dos fatores de sucesso para alguns esportes é a beleza plástica. O corpo das ginastas nos movimentos de solo, o salto do atleta e o arco da bola de basquete em uma cesta de três pontos, a leveza que os patinadores conseguem aplicar nos movimentos em um esporte de contato que pode ser bastante violento, porém para quem gosta de futebol, nenhum esporte se compara à beleza plástica do futevôlei.

Um dos muitos esportes genuinamente brasileiro pode ser considerado uma junção do talento com a criatividade que costumam atribuir ao nosso povo. O ano era 1965 e existia uma lei no Rio de Janeiro que impedia a disputa de partidas de futebol na praia.

Origem

Porém as partidas de vôlei eram permitidas em algumas arenas montadas nas praias e em Copacabana, Octávio de Morais – o Tatá – resolveu utilizar uma das quadras de vôlei para burlar a lei e começou a jogar com os pés através da rede. Mal sabia ele que esse seu gesto criaria um esporte bastante difundido no mundo e o preferido de 10 entre 10 boleiros em suas férias.

Inicialmente o futevôlei era jogado com cinco jogadores de cada lado, mas provavelmente ficava “apertado”. Assumiu-se então as duplas como equipe e na tentativa e erro, as regras iam surgindo, sempre mesclando os esportes de origem.

No Brasil, a popularização veio de forma gradativa pelas praias do país, já que o material necessário era o básico, uma rede e uma bola, porém no final da década de 1980 houve uma divulgação e popularização em todo o mundo. Atletas profissionais tiveram um papel essencial para isso, participando de torneios e exibições em várias praias do mundo.

As partidas são disputadas em melhor de três sets, em sistema de tié break, onde são disputados 15 pontos. A quadra, de areia, deve ter 18m X 9m. Já a rede, deve ter uma altura de 2,20m.

Os profissionais da bola

Com a popularização do esporte e sua divulgação, jogadores e ex-jogadores como Romário, Edmundo, Claudio Adão, Renato Gaucho, entre outros não perdem uma chance de jogar umas partidas nos points cariocas do Futevôlei. Podemos destacar a Rua. Bolívar, considerada o berço do esporte em Copacabana, o Leme, onde foram disputadas as primeiras competições e na Barra o Viajandão, famoso por ser o local onde Romário costuma dar seus toques.

Evento

A grande característica do futevôlei é a o controle da bola. A habilidade de cada um dos atletas de uma dupla em colocar a bola no ponto, preparando a próxima jogada, faz esse esporte um misto de futebol e malabarismo, que poderá ser visto nos dias 31 de outubro e 01º de novembro na 4ª. Etapa do Circuito Brasileiro 2009, em Natal, capital do RN. No site da Confederação Brasileira de Futevôlei http://www.cbfv.com.br/ podemos encontrar maiores informações sobre o evento.

* Esse texto foi originalmente escrito para um blog de uma marca esportiva. Com o término desse projeto, os textos estão sendo publicados com suas datas originais para compor meu acervo pessoal. Você encontrará mais sobre esportes na categoria.